Está patente desde a passada segunda-feira, dia 9 de Setembro, no átrio dos Paços de Concelho, a exposição “Picasso em Ferro”, da autoria de Plácido Souto.
Plácido Souto, artista auto didata que é natural de Vilar de Mouros, cumpriu a sua palavra aquando da anterior visita ao nosso Município, e regressou com esta bela coleção de obras que nasceu da inspiração vinda de um catálogo que este possuía de obras de Pablo Picasso. Foi assim que Plácido Souto, confesso admirador de um dos Mestres da Arte do século XX, decidiu transpor as obras de Picasso para o ferro, matéria que é a sua principal forma de expressão artística.
Na apresentação desta exposição o Vice-Presidente Fernando Queiroga fez questão de elogiar as obras apresentadas por Plácido Souto, referindo também que estas exposições são importantes para o nosso Concelho, pois permitem aproximar Boticas de diferentes formas de cultura, que se encontram dispersas pelos centros nevrálgicos culturais a nível nacional e internacional. Posteriormente, Plácido Souto guiou os presentes pela sua exposição, em que encarnou o papel de narrador das histórias que cada obra contém, e que rematou o evento com um Porto de Honra com elementos originários da sua região: vinho Alvarinho e telhas de amêndoa laminada.
Por fim, de referir que esta exposição, que já percorreu grande parte da Galiza, Minho e agora Trás-os-Montes, se irá manter no átrio dos Paços de Concelho, até ao próximo dia 4 de Outubro.