Aproveitando a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte (DRCN), Paula Silva, em Boticas, por ocasião da abertura do I Colóquio Internacional de Cultura Popular, o Município de Boticas procedeu à assinatura de um Protocolo com aquela entidade, tendo em vista a realização de obras de conservação, preservação e valorização da Igreja Paroquial de Covas do Barroso, protocolo que será também assinado pela Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial de Covas do Barroso.
Nesta primeira fase da reabilitação da Igreja de Covas do Barroso (imóvel classificado de interesse público desde 1967) as intervenções dar-se-ão ao nível da conservação das coberturas, vãos exteriores e colocação de infra-estruturas elétricas, devendo as obras ficar concluídas ainda antes do final do Verão. As intervenções ao nível do interior da igreja, nomeadamente as que dizem respeito à conservação e restauro dos altares, apenas serão realizadas numa segunda fase.
A Direção Regional de Cultura do Norte, ao abrigo deste protocolo, comparticipará em 50% o custo destas intervenções, com verbas provenientes das contrapartidas pagas pela Iberdrola no âmbito da construção das barragens no Alto Tâmega. O Município de Boticas suportará 25% do investimento e a Comissão da Fábrica da Igreja os restantes 25%.
Pelo protocolo agora assinado, a DRCN obriga-se ainda a divulgar a Igreja Paroquial de Covas do Barroso nos documentos promocionais da sua responsabilidade ou em parceria com outras entidades sobre o Património Monumental da Região Norte.