No passado dia 16 de Junho, realizou-se uma sessão informativa intitulada "Gerir e Poupar - Faça contas à vida", no Auditório Municipal de Boticas, organizada pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Boticas.
Nesta iniciativa, que visa fomentar a poupança e fornecer aos cidadãos as ferramentas essenciais para tomar decisões financeiras mais acertadas e informadas, esteve aberta ao público em geral, tendo, no entanto, tido uma maior afluência por parte das pessoas abrangidas pelo Rendimento Social de Inserção (RSI) e pelos desempregados do concelho.
A gestão orçamental familiar é uma das grandes preocupações destas instituições e, por isso, foi levado a cabo, um conjunto de explicações sobre a necessidade e a importância de uma boa administração financeira familiar para a sua sobrevivência. É necessário que os cidadãos tenham a consciência da utilidade da poupança e da boa gestão dos seus recursos financeiros quer para conseguir assegurar as suas necessidades básicas, mas também para fazer face a imprevistos da sua vida quotidiana (desemprego, doença, divórcio, etc.), quer a longo prazo para satisfazer as suas necessidades em idades mais avançadas. Tal como os representantes da DECO afirmaram na sessão informativa, esta boa gestão das finanças vai permitir que os cidadãos ganhem independência financeira e melhorem a sua qualidade de vida. Desta forma, apresentaram um conjunto de conselhos que vão permitir às famílias conseguir equilibrar as suas contas, onde se destacam os seguintes: a realização de um orçamento mensal com o registo de todos os rendimentos e despesas, a concretização de um pé-de-meia para eventuais emergências e a diversificação das fontes de rendimento.
A importância de ponderar antes de contrair um crédito e a necessidade de avaliar e pesquisar antes de realizar alguma apólice de seguro foram, ainda, outros dos assuntos debatidos.
A DECO deu início à Campanha intitulada "Gerir e Poupar – Faça contas à vida" em Maio deste ano, andando pelo país a realizar estas sessões informativas até Janeiro de 2012.