À semelhança de Dornelas, também freguesia de Alturas do Barroso voltou a organizar, no passado domingo, dia 20 de Janeiro, a festa em honra de S. Sebastião, que, como é hábito, contou com a presença de milhares de fiéis.
Esta festa, organizada pelas gentes da aldeia, assume algumas particularidades, já que neste dia é oferecida feijoada a todos quantos passam na aldeia. Embora esta seja uma tradição mais recente, uma vez que antigamente se dava apenas pão e vinho aos visitantes. E, em jeito de agradecimento, os visitantes oferecem uma esmola ao santo, cuja imagem se encontra na entrada do salão de convívio da freguesia onde se realiza a festa.
Antes da realização da festa, os organizadores andaram pela aldeia a recolher a contribuição que cada uma das casas, desde o fumeiro à carne de porco (pé e peito) e dinheiro com o qual se compraram vários alimentos, como arroz, feijão, pão e vinho. Tudo em nome da tradição e da festa em honra de S. Sebastião, santo advogado dos animais e protetor de males como a peste e a fome, juntando-se, assim, todos os ingredientes necessários a mais um grande convívio, feito ao som da música tradicional, dos bombos e das concertinas.