Em Alturas do Barroso prestou-se tributo a S. Sebastião
BOTICAS, 2013-01-21 16:09:11

À semelhança de Dornelas, também freguesia de Alturas do Barroso voltou a organizar, no passado domingo, dia 20 de Janeiro, a festa em honra de S. Sebastião, que, como é hábito, contou com a presença de milhares de fiéis.

Esta festa, organizada pelas gentes da aldeia, assume algumas particularidades, já que neste dia é oferecida feijoada a todos quantos passam na aldeia. Embora esta seja uma tradição mais recente, uma vez que antigamente se dava apenas pão e vinho aos visitantes. E, em jeito de agradecimento, os visitantes oferecem uma esmola ao santo, cuja imagem se encontra na entrada do salão de convívio da freguesia onde se realiza a festa.

Antes da realização da festa, os organizadores andaram pela aldeia a recolher a contribuição que cada uma das casas, desde o fumeiro à carne de porco (pé e peito) e dinheiro com o qual se compraram vários alimentos, como arroz, feijão, pão e vinho. Tudo em nome da tradição e da festa em honra de S. Sebastião, santo advogado dos animais e protetor de males como a peste e a fome, juntando-se, assim, todos os ingredientes necessários a mais um grande convívio, feito ao som da música tradicional, dos bombos e das concertinas.

Presidente   Desporto   Seminário   Confraria   Ambiente   Semana da Leitura   Festa de Boticas   Boticas Parque (BNB)   GDB   S. Sebastião   Defesa da Floresta   Festival de Folclore   Rampa de Boticas   B.V.B.   Autarquia   Barragens Alto Tâmega   Senhor do Monte   Gond-Pontouvre   Festas / Romarias   FestInVale

25º Aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Boticas

Festa de encerramento do 1º ciclo do Agrupamento Escolas Gomes Monteiro

Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Boticas