A empresa botiquense Construções 13 de Agosto, Lda. foi uma das 1845 empresas representativas de vários setores de atividade de Norte a Sul do país que foram distinguidas, no passado dia 26 de janeiro, em Santa Maria da Feira, com o estatuto PME Excelência 2014, um selo de reputação criado pelo IAPMEI para discriminar positivamente as empresas que anualmente apresentam os melhores desempenhos económico-financeiros, criando condições de visibilidade acrescida a um segmento empresarial com contributos ativos para a economia e o emprego nacionais.
O universo das PME Excelência cresceu mais de 67% relativamente ao ano anterior, Mas os números não refletem menor exigência na atribuição do galardão, porque os requisitos base da distinção foram mantidos. O que se verificou foi que muitas empresas apresentaram subidas médias muito substanciais nos seus indicadores económico-financeiros, melhorando os seus resultados em praticamente todos os indicadores.
De salientar que, do conjunto das 1845 empresas distinguidas com este título apenas 83 são do setor da construção civil, o que torna ainda mais relevante a distinção da empresa botiquense. No distrito de Vila Real foram distinguidas 23 empresas, das quais apenas 2 do setor da construção, uma delas a Construções 13 de Agosto.
Dada a relevância da atribuição do estatuto PME Excelência 2014 a uma empresa do Concelho, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, fez questão de acompanhar nesta cerimónia o proprietário da Construções 13 de Agosto, Valdemar Gonçalves, referindo que "é um orgulho para o Concelho de Boticas ver atribuído um estatuto deste gabarito a uma empresa do concelho, sendo ainda mais relevante por se tratar de uma empresa de construção que conseguiu apresentar resultados de excelência numa altura de grandes dificuldades para o país e em particular para o setor da construção civil." Nas palavras de Fernando Queiroga, "é gratificante poder ver uma empresa do nosso concelho entre as mais produtivas do país e entre as que apresentam melhores resultado, o que abre excelentes expetativas de futuro para Boticas."