No âmbito do projecto “Boticas: Património com História” realizou-se, no passado mês de Fevereiro, uma visita às Igrejas Paroquiais do concelho com pinturas murais.
Aquando da realização da primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do Projecto, realizada em Setembro de 2009, as pinturas murais existentes nas igrejas do concelho mereceram particular atenção, dada a sua especificidade e magnificência, ficando decidido consultar especialistas na matéria, por forma a aprofundar-se e valorizar-se esta temática.
Assim, o coordenador científico do projecto, Doutor José Viriato Capela, especialista em História Moderna, juntamente com a Doutora Paula Bessa, especialista em pintura mural, e a Doutora Marta Lobo, especialista em História Moderna / História Social e Religiosa, do Departamento de História da Universidade do Minho, acompanhados pela vereadora Maria do Céu Fernandes, Paulo Sá Machado, relator do Projecto, e a antropóloga Isabel Carneiro, técnica do projecto, visitaram a Igreja de S. Lourenço, Paroquial de Codessoso, a Igreja de Santa Maria, Paroquial de Covas do Barroso e a Igreja Nossa Senhora da Guia, Paroquial de Vilar.
Desta visita destaca-se a qualidade dos dois painéis de pintura mural, inédita, da Igreja de S. Lourenço, Paroquial de Codessoso, um representando S. Sebastião e outro Nossa Senhora, possivelmente datados do século XVI / XVII e a magnificência e detalhe da pintura mural da capela-mor, nave e arcossólio da Igreja de Santa Maria, Paroquial de Covas do Barroso, classificada como Imóvel de Interesse Público.