A Associação Ambiental e Cultural Celtiberus, com o apoio do Município de Boticas, organizou, no passado dia 16 de fevereiro, a primeira caminhada do ano, que tem como objetivo a promoção do território e do turismo de natureza, bem como a cultura e as tradições do concelho de Boticas.
Com cerca de 400 participantes, na sua grande maioria vindo de fora do concelho, deu-se início à caminhada intitulada “Rota dos Amores e da Barrosã Encantada”, na aldeia de Carvalhelhos, iniciativa que teve como principal objetivo dar a conhecer aos participantes a Fonte dos Amores e as lendas associadas ao local, assim como o património histórico e cultural da aldeia, como é exemplo o Castro de Carvalhelhos e o Boticas Parque Natureza e Biodiversidade.
A Caminhada foi associada também à temática do São Valentim, permitindo aos caminheiros terem uma experiência única, contando com decoração no trilho, poesia, música ambiente e um brinde com espumante da região do alto Tâmega.
Os produtos locais, tal como é hábito, fizeram parte do reforço da caminhada, com vista à sua promoção, casos do pão centeio, da bola de carne, do presunto e do Mel de Barroso.
Mais uma iniciativa com elevada procura e participação que, segundo a organização, ajuda na valorização económica do concelho, promovendo a restauração e hotelaria.