"Carolo" de Santo António em Covas do Barroso
BOTICAS, 2011-06-20 12:24:47

A freguesia de Covas do Barroso foi palco, no passado dia 14 de Junho, de mais uma festa do Carolo de Santo António, também designado como Festa das Almas, tradição secular que o povo cumpre religiosamente.

A celebração, que reúne não só povo da freguesia, mas também o das aldeias vizinhas, começou com a tradicional missa pelas almas, na Capela de Nossa Senhora da Saúde, no Largo do Cruzeiro. Seguiu-se, então, a procissão à volta do cruzeiro e da capela, ao som das orações e cânticos em honra e memória das almas do purgatório.

No final da procissão, chegou o momento da distribuição do pão (este ano cozeram-se cerca de 200 broas) e do vinho pelos presentes, que tinham sido benzidos no início da comemoração pelo pároco da freguesia. Esta é uma das acções mais simbólicas desta celebração, que se revela, todos os anos, como sendo um grande momento de partilha, convívio e união entre o povo da freguesia.

Terminada a distribuição, é tocado o sino e todas as pessoas rezam, em silêncio, pelas almas dos que já partiram, seguindo-se, desde logo, o leilão das oferendas que os devotos oferecem no próprio dia. São vários os bens oferecidos, destacando-se, essencialmente, os animais (galos e coelhos), as peças de carne de porco fumada (pés, orelheira, etc.) e as broas que sobraram. O dinheiro obtido com este leilão é para custear esta festa.

Actualmente, esta festividade é organizada pelos bairros da freguesia – Barreiro, Cima de Vila, Centro do Cruzeiro (outrora chamado Mó de Cima), Rua da Fonte (outrora designado Mó de Baixo), Sargaçal e Romaínho – que, num sistema de rotatividade, organizam aquela que é uma das mais significativas manifestações do espírito de partilha, comunitarismo e religiosidade destas comunidades rurais.

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19

Convívio de São Pedro na Rua do Município