Numa iniciativa realizada no âmbito do dia da protecção civil, e ao abrigo da colaboração existente entre as instituições, elementos da Cavalaria e da Brigada Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR) deslocaram-se até ao Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro para uma demonstração de como é realizado o trabalho em equipa entre homens e animais.
Primeiro entraram em acção os cães, realizando uma série de actividades sob coordenação dos seus tratadores e debaixo do olhar atento das crianças. Durante a demonstração, os militares da GNR foram explicando às crianças a importância do trabalho destes binómios (homem/cão), utilizados para encontrar pessoas ou corpos nas grandes catástrofes (ainda recentemente desempenharam um papel fundamental nas buscas realizadas na Madeira para encontrar pessoas), para detectarem engenhos e material explosivo, droga, etc..
Logo depois, dois militares montados a cavalo desfilaram por entre as crianças, dando-lhes depois a oportunidade de serem elas próprias a experimentarem as sensações de cavalgar nestes robustos e bem treinados animais.