Comemorou-se, no passado dia 13 de Junho, a festa de Santo António, em Lavradas, na freguesia de Beça. Como já é tradição, a celebração religiosa teve início com a bênção do gado e dos campos, onde o padre intercedeu a Santo António para que garanta boas colheitas e que livre o gado das doenças. Tendo em conta que a terra e o gado são os dois principais pilares da sobrevivência da população local e o grau de incerteza constante que rodeia a vida dos agricultores, é comum o recurso à protecção divina para que proteja tão preciosos bens. Assim, esta acção de bênção enche-se, todos os anos, de uma grande carga emocional pelo grande simbolismo que a mesma representa para todos os agricultores.
A celebração continuou com a missa, que foi seguida da procissão com a imagem de Santo António e a Nossa Senhora de Fátima, ao som de cânticos, preces e orações.
Santo António, santo patrono do gado e dos campos, é venerado um pouco por todas as freguesias do concelho onde se multiplicam as celebrações em sua honra.