Reunião do Conselho Municipal de Segurança
BOTICAS, 2014-04-30 18:32:03

Reunião do Conselho Municipal de Segurança Reunião do Conselho Municipal de Segurança

O Conselho Municipal de Segurança de Boticas reuniu, no passado dia 24 de abril, nos Paços do Concelho, de forma a fazer uma análise à situação atual ao nível da segurança no concelho botiquense.

O Conselho iniciou com as palavras do seu Presidente, Fernando Queiroga, que deu as boas vindas aos presentes, particularmente aos que marcaram presença pela primeira vez, nomeadamente à Procuradora Adjunta da Comarca de Boticas, Dr.ª Ana Silva.

Foram abordados os bons resultados obtidos em termos de segurança com algumas medidas tomadas, nomeadamente da colocação do semáforo no Alto da Ribeira, da marcação de passadeiras em vários locais, bem como de vários sinais de trânsito espalhados pelo Concelho. Foi ainda referido que existem outras medidas que estão a ser analisadas.

Relativamente aos incêndios florestais foi transmitida a preocupação com algumas zonas do concelho mais críticas, incêndios esses que diminuíram em termos do número de ocorrências em 2013 mas que consumiram mais área relativamente ao ano anterior e que representam uma elevada percentagem da criminalidade no Concelho que é de facto a maior preocupação no que toca à segurança de pessoas e bens, mesmo com o incasável esforço dos Bombeiros. Foi referida a importância das medidas de prevenção nessa área que já foram aplicadas e que continuam a sê-lo.

Quanto à criminalidade geral, verifica-se uma diminuição no Concelho ao longo dos anos tendo o seu maior pico durante o mês de agosto.

Apesar de não ser um dos temas da ordem de trabalhos, foi igualmente abordado o encerramento de Tribunal de Boticas, previsto pelo Governo, que todos consideram um erro e que poderá ser um fator de insegurança, uma vez que o distanciamento da justiça das populações poderá originar casos de “justiça pelas próprias mãos”.

Nesta reunião marcaram presença representantes do Município de Boticas, da Assembleia Municipal, do Ministério Público da Comarca, da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, da Junta de Freguesia de Sapiãos, dos Bombeiros Voluntários de Boticas, da Guarda Nacional Republicana, da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e, ainda, o cidadão eleito pela assembleia para este conselho municipal, José Curião Alves Teixeira.

Defesa da Floresta   Festival de Folclore   Água   Fernando Queiroga   Conselho Municipal de Segurança   Seminário   Festas / Romarias   Atividades de Verão   Semana da Leitura   Conselho Local de Ação Social   Visita de Estudo a Lisboa   S. Sebastião   B.V.B.   Corrida de Abril   Livros / Lançamentos / Feiras   GDB   Festa de Boticas   Ambiente   Dia do Idoso   Volta a Portugal

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19