Numa iniciativa que se repetiu pelo 19º ano consecutivo, e coincidindo com o arranque do novo ano letivo (2016/2017), o presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, acompanhado pela vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, fez, na passada quarta-feira, dia 14 de setembro, a entrega dos manuais escolares a todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho, dando continuidade a uma iniciativa que tem como principal propósito o apoio aos agregados familiares do concelho, garantindo iguais condições de ensino a todas as crianças.
No total, o Município de Boticas ofereceu os manuais escolares às cerca de 150 crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo também oferecido aos alunos dos 2º e 3º ciclos um "Diário do Estudante", uma publicação que reune um conjunto significativo de informações úteis para todos os estudantes, em áreas tão diversificadas como a matemática, o português, as línguas estrangeiras, a química, fícica, história, etc.
O Presidente da Câmara Municipal garante que "o apoio à Educação manter-se-á sempre como uma das principais prioridades do executivo, já que é importante proporcionar iguais condições de ensino a todos, permitindo, ao mesmo tempo, atenuar os elevados encargos financeiros dos agregados familiares com a educação das crianças. Muito mais do que o investimento realizado, o Município pretende, com este gesto, demonstrar que está sempre ao lado dos seus Munícipes e disposto a levar cabo iniciativas que tenham verdadeiramente impacto do seu dia-a-dia".
A Câmara de Boticas foi pioneira na oferta dos manuais e material escolar aos alunos do 1º ciclo, iniciativa que aconteceu pela primeira vez no ano letivo de 1998/99, tendo posteriormente servido de exemplo a várias outras autarquias, que adotaram iguais medidas.
Este ano a Câmara de Boticas manteve a iniciativa. “O Ministério da Educação decidiu oferecer os manuais ao 1º ano. Nós continuamos a ir mais longe. Garantimos os restantes livros para o 1º ano [os livros de fichas, cujos custos o Ministério da Educação não suporta], bem como os manuais para todos os outros alunos do 1º Ciclo”, sublinhou Fernando Queiroga.
Para além deste apoio, a autarquia botiquense suporta ainda outros encargos decorrentes da educação no 1º ciclo do ensino básico e nos jardins-de-infância, como sejam o transporte escolar, o fornecimento de refeições gratuítas, os prolongamentos de horário e as atividades extracurriculares, entre outros.