A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) esteve presente pela primeira vez na FITUR - Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorreu de 22 a 26 de janeiro, em Madrid, Espanha, para promover as potencialidades turísticas de cada território.
A estreia na FITUR – a maior Feira de Turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa – é mais uma aposta estratégica na promoção integrada do território, valorizando os seus ativos culturais, naturais e gastronómicos.
Pelo stand da CIMAT passaram milhares de pessoas, de entre as quais o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, os Presidentes das Câmaras Municipais de Boticas e Vila Pouca de Aguiar, Fernando Queiroga e Ana Rita Dias, respetivamente, bem como representantes de outras Comunidades Intermunicipais da Região Norte, entre outros.
O contínuo trabalho de promoção integrada do território foi assegurado pelos técnicos de turismo dos vários municípios (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) e da CIMAT, complementado pela presença do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIMAT, Ramiro Gonçalves e José Diegas.
Esta colaboração é uma oportunidade única para promover a diversidade e a riqueza turística da nossa região numa das maiores feiras de turismo da Europa.
Para além de dar a conhecer os produtos endógenos turísticos e conquistar visibilidade internacional, ao longo desta 45.ª edição da FITUR, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) aproveitou a oportunidade de posicionar-se como um destino de excelência a nível gastronómico, de enoturismo e de natureza.
O Município de Boticas aproveitou o momento e divulgou a apresentação da recriação das Invasões Francesas, proporcionando um momento cultural único, acompanhado pela degustação do icónico Vinho dos Mortos e também do Boticas Parque, promovendo o mel do Barroso e infusões naturais.
Durante os cinco dias da feira, o stand da CIMAT teve uma programação diversificada, que incluiu apresentações temáticas, degustações de produtos locais, com sorteios de vouchers para experiências na região, criação de oportunidades de networking e a promoção de iniciativas inovadoras no setor do turismo.