O Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Boticas, mais conhecido por Canil Municipal, levou a cabo, nos dias 6 e 7 de Junho, no Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, uma acção de sensibilização contra o abandono dos animais, onde a palavra responsabilidade teve um lugar de destaque. O ponto principal desta iniciativa foi sensibilizar as crianças para a problemática crescente do abandono de animais e para o respeito que lhes é devido, numa perspectiva de cidadania responsável e, assim, evitar os maus tratos de animais e a proliferação de doenças.
Desta forma, na iniciativa, que se repetirá ainda no próximo dia 9, os alunos do 1º e 2º Ciclos, tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos cães que se encontram no canil para serem adoptados e aprender com o Veterinário Municipal, João Paulo Costa, como cuidar correctamente de um animal de estimação, os cuidados a ter ao nível da saúde e da higiene, as obrigações legais a ter quando se tem um animal de companhia e os problemas que o abandono dos animais acarreta para toda a sociedade.
Pretende-se, assim, formar futuros tutores responsáveis, não só com o objectivo de evitar o abandono dos animais ou de possíveis ninhadas, mas também de diminuir os factores de risco que contribuem para a prevalência de animais nas ruas. Aqueles que ainda não possuem animais e desejem adoptar um, aprenderam que ter um animal de companhia traz inúmeras responsabilidades e, por isso, é preciso reflectir numa série de factores antes de dar o passo da adopção, como é exemplo o tamanho do animal, o espaço que o mesmo terá disponível, as condições económicas para o manter e, ainda, o tempo que terá para lhe dedicar. Ao mesmo tempo, na iniciativa, as crianças foram sensibilizadas para a necessidade de dar preferência à adopção em centros de recolhimento, evitando a compra.
Até ao momento a iniciativa, que contou com a presença da Vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, tem sido um sucesso. As crianças revelaram-se extremamente entusiasmadas, mostrando-se, desde logo, desejosas de poder levar um daqueles cães para casa e cuidar dele.