Boticas acolheu durante os dias 14, 15 e 16 de julho, o “Hospitium Barrosorum/Pacto Barrosão”, iniciativa promovida em conjunto pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e pela Câmara Municipal.
Ao longo dos três dias, a vila encheu-se de movimento com o desfile e manobras militares dos corpos legionários e a realização de várias encenações alusivas à época romana, assim como jogos tradicionais, teatro, música, gastronomia e artesanato.
A recriação histórica da chegada dos Romanos à região do Barroso e o contacto com a civilização Castreja realizou-se no jardim do Ribeiro do Fontão, local onde se localizaram os acampamentos castrejos e romanos e onde se realizou a encenação do “Pacto de Hospitalidade”, com o líder das tribos castrejas a ser recebido pelo general romano.
Além da componente cultural e histórica, o evento contou ainda com a participação dos comerciantes locais, no mercado instalado na rua junto ao jardim do Ribeiro do Fontão, e com a participação, à semelhança de outras iniciativas, de várias associações do concelho.
Durante a manhã de domingo, dia 16 de julho, realizou-se uma caminhada ao Castro de Sapelos, um dos vários monumentos arqueológicos existentes no Município Barrosão.