Depois do sucesso alcançado no ano passado, voltou este ano a repetir-se, integrado no programa das Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora da Livração, o Cortejo Etnográfico das Freguesias, uma iniciativa que, mais uma vez, atraiu milhares de pessoas e relembrou a história do Concelho, os seus usos, costumes e tradições, numa verdadeira viagem ao passado.
O empenho das freguesias ficou bem expresso na forma como os carros alegóricos foram adornados e como as freguesias deram a conhecer o seu património histórico e recriaram as suas tradições, fortemente ligadas aos trabalhos agrícolas, apresentando temáticas distintas do ano passado, mas nem por isso menos importantes e exemplificativas da história de cada freguesia.
Aos carros alegóricos juntaram-se vários grupos de cantares que foram animando o extenso corso ou simplesmente acompanhando ao longo do percurso os carros das suas respetivas freguesias. Foi, antes que tudo, um dia de alegria e o espelhar do orgulho que os botiquenses sentem pelas suas terras, pela sua história e pelas suas raízes.