Município de Boticas representou Portugal no Festival “Mars en Braconne” na Região de Angouleme, França
BOTICAS, 2009-03-10 17:27:00


O Município de Boticas foi a estrela e o legítimo representante de Portugal na edição 2009 do Festival Cultural Francês “Mars en Braconne”.

Este evento, que este ano teve como tema central “Portugal”, vai já na sua sexta edição e é uma manifestação de grande projecção sócio-cultural que se realiza na região de Angouleme, França, onde residem mais de cinco mil portugueses e que contou com a presença do embaixador português, Francisco Seixas da Costa.

O stand do Município de Boticas com produtos da região, bem como com aquilo que de melhor podemos consumir e observar por terras botiquenses foi um dos locais mais visitados no dia da inauguração do evento no passado dia 7 de Março, Sábado, que decorreu nas instalações do aeroporto de Brie, nos arredores de Angouleme.

A embaixada portuguesa colaborou com as autoridades locais e com as associações portuguesas da região Braconne-Charente na elaboração de um programa extremamente completo e interessante, e como o Município de Boticas está em processo de geminação com o Município francês de Gond-Pontouvre, um dos Municípios pertencentes à Associação de Municípios da Braconne-Charente, era imperioso que se fizesse representar da melhor forma.

O evento, que na sua inauguração contou com a presença de cerca de um milhar de pessoas, grande parte delas, portugueses residentes naquela região francesa, pretende dar a conhecer o Portugal de hoje, apresentando um largo painel da cultura contemporânea portuguesa, mas também propiciar a promoção de Portugal na Europa e no Mundo.

O grande objectivo traçado pela organização do Festival, disse Caroline Fombaron, responsável pelo pelouro da Cultura em Braconne-Charente, é o de dar a conhecer a cultura portuguesa aos franceses, no fundo dar a conhecer quem são os portugueses a um país que há muitas décadas é destino de muitos lusos que para ali se deslocaram em busca de melhores vidas.

No primeiro dia do festival, que dura até 28 de Março, a par da inauguração da exposição do fotógrafo Gerard Castello Lopes, um dos principais representantes da fotografia Humanista em Portugal, foi apresentado o projecto "Translations", de Elsa Vieira (Monkei Fish) e Claire Fristot (a-li-ce), que pretende construir uma ponte entre Portugal e Braconne-Charente (França), com recolhas videográficas, fotográficas e sonoras previamente feitas no Concelho de Boticas e noutros locais do país.

Uma conferência de Ana Maria Torres sobre Portugal, a leitura de textos de autores portugueses como Fernando Pessoa, Miguel Torga e António Lobo Antunes e uma animação folclórica realizada pela Associação Estrelas de Gond-Pontouvre foram outros dos momentos altos deste primeiro dia do Festival.

O Vereador Fernando Queiroga, que representou o Município de Boticas naquele evento, sublinhou a importância da presença dos portugueses e especialmente dos botiquenses que estiveram na inauguração e desejou “os maiores sucessos para o evento, esperando que se possa repetir durante muitos e longos anos, durante os quais esperamos reforçar cada vez mais a participação de Portugal e do Município de Boticas”.

O autarca disse ainda que “este evento significa uma janela de oportunidade para a promoção além fronteiras do Município de Boticas, da Região de Trás-os-Montes e até mesmo de Portugal” e enalteceu a “qualidade de todas as actividades previstas na programação deste evento, que abrangem temas tão diversificados como a cultura, a gastronomia, a economia e os laços fraternos existentes entre Portugal e a França”.

Concertos, cinema, dança, teatro, exposições, debates, literatura e gastronomia são alguns dos aspectos da cultura portuguesa abordados no Festival que decorre nos arredores de Angoulême, mais propriamente em toda a região de Braconne-Charente, durante todo o mês de Março.

Tags

Natal do Idoso   Sessões Informativas   Festa Castreja   Feira Gastronómica Porco   Boticas Parque (BNB)   CPCJ   Natalidade   São João   Vespa Velutina   Chegas de Bois   Exposições   Volta a Portugal   Freestyle   Sapadores Florestais   Património Agrícola Mundial   Senhor do Monte   Natal   Dia do Homem   PIICIE   +Boticas  

Últimas

Boticas acolheu a segunda jornada das Brigadas de Sapadores Florestais da região

Boticas acolheu a segunda jornada das Brigadas de Sapadores Florestais da região

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

Palestra sobre “Educar para o Direito” alertou jovens para matérias de natureza criminal

Palestra sobre “Educar para o Direito” alertou jovens para matérias de natureza criminal

Novo Comandante da GNR recebido na Câmara Municipal

Novo Comandante da GNR recebido na Câmara Municipal

II Fórum do Turismo do Alto Tâmega e Barroso

II Fórum do Turismo do Alto Tâmega e Barroso

PIPSE promoveu workshop sobre Recursos Naturais

PIPSE promoveu workshop sobre Recursos Naturais

Crianças de Boticas assinalaram o Dia Mundial da Árvore

Crianças de Boticas assinalaram o Dia Mundial da Árvore

Assinatura de protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Boticas e o CIAB

Assinatura de protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Boticas e o CIAB