Reunião do Conselho Municipal de Educação
BOTICAS, 2018-02-20 17:47:28

O Conselho Municipal de Educação reuniu, no passado dia 5 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho, para apresentar e debater vários assuntos de interesse escolar.

A sessão começou com a habitual análise ao arranque do ano letivo 2017/2018, onde foi dado destaque à criação de um Curso de Educação e Formação (CEF) de Jardinagem e Espaços Verdes, que permite concluir o 9º ano de escolaridade de uma forma mais flexível.

Foi apresentado o Plano Municipal de Educação (PME) para o presente ano letivo, onde constam as atividades desenvolvidas pelo Município de Boticas em conjunto com o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, diferenciadas em dez áreas e em 45 ações, sendo que a grande maioria das iniciativas transitam do PME anterior, dado o sucesso alcançado.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, falou sobre o “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, inserido em candidaturas realizadas no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).

As duas candidaturas apresentadas pelo Município de Boticas, “Guerreiros de Sucesso/Equipa Multidisciplinar” e “ Guerreiros de Sucesso/Ações de Enriquecimento Curricular”, já foram aprovadas e vão permitir a melhoria do sucesso educativo reduzindo as saídas precoces do sistema educativo e o insucesso escolar e, simultaneamente, reforçar a equidade no acesso à educação e aperfeiçoar a qualidade e pertinência das aprendizagens.

A autarquia suporta ainda os custos inerentes ao transporte diário de todos os alunos que frequentam o Ensino Secundário, em Chaves, e comparticipa mensalmente aqueles que optem pela modalidade de alojamento.

O Município decidiu também alargar o Programa “Escola Virtual” aos alunos do 3º ciclo do Agrupamento Escolar, por forma a que os alunos e professores possam usufruir de métodos de estudo e acompanhamento mais atrativos e eficazes.

À semelhança dos anos letivos anteriores, a autarquia garante ainda o fornecimento gratuito das refeições escolares às crianças do pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, assegurando ainda as atividades de Enriquecimento Curricular e o transporte gratuito das crianças e jovens do concelho.

A sessão contou ainda com a apreciação da modernização do Agrupamento Escolar, obra realizada pelo Município, através do projeto financiado pelo NORTE 2020 – EIXO PRIORITÁRIO 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, OT10 - Investir na educação, na formação, nomeadamente profissional, nas competências e na aprendizagem ao longo da vida.

Esta modernização abrangeu a implementação do Sistema GIAE, a instalação de equipamento interativo e informático com o respetivo software.

Boticas Parque (BNB)   Senhor do Monte   Desporto   Freestyle   B.V.B.   Conselho Municipal de Segurança   Vespa Velutina   Igualdade   Protecção Civil   Autarquia   Natal do Idoso   Freguesias   Seminário   FestInVale   Conselho Local de Ação Social   ANMP   Boticas Fashion   CPCJ   Assembleia Municipal   GDB

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”