Cortejo Etnográfico das Freguesias
BOTICAS, 2017-08-23 17:57:46

Decorreu no passado domingo, dia 20 de agosto, o tradicional Cortejo Etnográfico das Freguesias, atividade integrada no programa das Festas do Concelho, em honra de Nª Srª da Livração e que conta com a participação das dez freguesias que constituem o Município de Boticas.

Os carros alegóricos representativos de cada uma das freguesias desfilaram em cortejo pelas ruas do centro da vila e refletiram, em grande parte, a história e a identidade cultural do concelho barrosão.

O desfile, que contou com uma assistência de milhares de pessoas, apresentou-se com as gentes de cada freguesia a desfilar com trajes alusivos aos usos e costumes antigos, acompanhadas pelo som dos bombos, concertinas, pandeiretas e cavaquinhos.

Foram recriadas, ao longo do cortejo, várias atividades e práticas de outros tempos, como sejam a desfolhada, vindimas, malhada do centeio, entre outros. A componente gastronómica também marcou presença no desfile com a recriação, por exemplo, do fabrico do pão, desde a moagem dos cereais à cozedura.

A realização do cortejo etnográfico das freguesias demonstrou não só o orgulho e afeto que os munícipes sentem pelas suas freguesias e gentes mas, também, pela história e tradições do seu concelho.

“É com enorme satisfação que vejo tanta gente participar no cortejo. Sei que a preparação deste dia não é fácil mas vale muito a pena pelo simbolismo que acarreta”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga.

O autarca realçou ainda “a importância que este tipo de iniciativas têm para a promoção e divulgação do concelho”.

DHI   Chegas de Bois   Corrida de Abril   Rampa de Boticas   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Património Agrícula Mundial   Idosos   Freestyle   Rali   São João   Conselho Local de Ação Social   Presidente   Conselho Municipal de Educação   Igualdade   Actividades de Verão   Boticas Mexe   Ambiente   S. Sebastião   Seminário   Atividades de Verão

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024