Cerimónia de abertura da Feira do Porco marcada pela assinatura de protocolos
BOTICAS, 2010-01-18 13:10:01


Aproveitando a realização da cerimónia de abertura da XII Feira Gastronómica do Porco, foi assinado em Boticas, entre a Autarquia, representada pelo presidente da Câmara, Fernando Campos, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte (CCDRN), também representada pelo seu presidente, Carlos Lage, o Protocolo de Financiamento com vista à implementação do projecto “Boticas – Natureza e Biodiversidade”.

Este projecto visa a criação de um parque temático destinado a promover a correcta gestão de espaços protegidos e a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que pretende ser um pólo dinamizador da economia local, procurando contribuir para o abrandamento do êxodo rural a que se tem assistido na região. É um projecto com um custo total de mais de 4 milhões de euros, e com uma comparticipação FEDER de cerca de 2,5 milhões de euros, que constitui uma referência básica para o desenvolvimento rural sustentável em áreas de montanha.

O Município de Boticas pretende desta forma tornar a área de intervenção, correspondente aos antigos Viveiros Florestais e Posto Aquícola da Relva, num espaço inovador, com recurso às novas tecnologias, valorizando os recursos endógenos existentes e permitindo a participação dos cidadãos em medidas de gestão que promovam a preservação de áreas com elevado valor ecológico.

No seguimento deste projecto foi também assinado um Protocolo de Cooperação entre o Município de Boticas e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo por objecto a cooperação em acções de acompanhamento cientifico e técnico, representados respectivamente pelo presidente da Câmara e pelo reitor da UTAD, Armando Mascarenhas.

Durante esta cerimónia foram ainda assinados dois Protocolos de Financiamento entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte e o Município de Boticas, com vista à implementação dos projectos “Criação de um Gabinete Técnico” e “Revitalização dos Espaços Urbanos”, incluídos no Programa de Acção “Boticas Viva – Regeneração do Núcleo Antigo”, um projecto com um investimento total elegível de cerca 1,3 milhões de euros e uma comparticipação FEDER superior a 800 mil euros. Assinaram estes protocolos o presidente da Câmara e o vogal executivo do ON2, Carlos Duarte.

Foi ainda assinado um Protocolo de Cooperação entre o Município de Boticas, o Município de Montalegre e a “Ecomuseu-Associação de Barroso”, tendo por objecto a cooperação a nível financeiro e técnico entre os dois Municípios para o reforço da capacidade de realização dos fins estatutários desta associação, com vista à implementação de iniciativas que estabeleçam, para a região do Barroso, um verdadeiro museu do território, capaz de dar corpo e projecção à riqueza do seu património histórico, edificado, natural e etnográfico, e, por essa via, constituir um instrumento privilegiado para o processo de desenvolvimento em espaços rurais. Assinaram este protocolo os presidentes das câmaras municipais de Boticas e Montalegre, Fernando Campos e Fernando Rodrigues, respectivamente, e Albano Álvares e David Teixeira, pela direcção do Ecomuseu.

Para além dos representantes das entidades envolvidas na assinatura destes protocolos, já atrás referidas, a cerimónia de abertura da XII Feira Gastronómica do porco contou com a presença de muitas outras individualidades, entre as quais o Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves.

Tags

Idosos   Rampa de Boticas   Festas / Romarias   Volta a Portugal   Documentário   Fernando Queiroga   Igualdade   Água   Festival de Folclore   Conselho Municipal de Segurança   Educação   Obras   Natalidade   Juventude   Natal   Festa de Boticas   B.V.B.   Fórum Boticas   Presidente   Cartão Social  

Últimas

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes