“Segredos de Outono” voltou a ser um sucesso
BOTICAS, 2016-10-17 16:44:56

A Associação Celtiberus em parceria com o Município de Boticas organizou, no passado dia 9 de outubro, mais uma edição dos “Segredos de Outono”. Este ano e pela primeira vez a iniciativa realizou-se na freguesia de Covas do Barroso contando com o apoio da Junta de Freguesia e do Ecomuseu do Barroso.

Com o objetivo de promover a região barrosã e as suas tradições, a Associação Celtiberus programou uma caminhada que permitiu aos visitantes apreciar a beleza natural e o património cultural de Covas do Barroso.

Durante a manhã os participantes puderam também reviver e participar numa desfolhada à moda antiga, visitar o forno do povo em pleno funcionamento e degustar alguns produtos característicos da região e desta altura do ano como o vinho doce, as castanhas, os licores, as compotas e os tradicionais pão centeio e bola de carne.

A Casa Museu “Quinta do Cruzeiro” - pólo do Ecomuseu de Barroso, foi o local escolhido para a realização do almoço-convívio. As mesas dispersas pela eira permitiram aos caminheiros disfrutar de um belo manjar e, simultaneamente, recordar memórias de outros tempos.

Por sua vez, o largo da aldeia acolheu uma feira de produtos locais onde os produtores tiveram a possibilidade de escoar alguns dos seus artigos, contribuindo para a valorização dos produtos agrícolas, do artesanato da região e do desenvolvimento da economia local. A feira contou com o apoio do programa CLDS 3G promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Boticas em conjunto com a Associação Celtiberus.

O ponto alto do dia foi o renascer do antigo Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas, extinto há mais de 30 anos, e que nesta ocasião especial se voltou a reunir, através de antigos e novos elementos, para animar não só aqueles que participaram na iniciativa mas também as gentes locais.

A realização de mais uma edição dos “Segredos de Outono”, que tentou recriar a antiga festa das colheitas realizada em Covas do Barroso, permitiu potenciar o turismo local atraindo até ao concelho botiquense centenas de pessoas.

Feira Gastronómica Porco   Barragens Alto Tâmega   CPCJ   Património Agrícula Mundial   Natal   Dia do Idoso   Gond-Pontouvre   Festas / Romarias   Seminário   Boticas Parque   FestInVale   Litio   Livros / Lançamentos / Feiras   Sessões Informativas   Freestyle   Carnaval   B.V.B.   Idosos   Chegas de Bois   Actividades de Verão

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso