Iberdrola Constrói o Complexo Hidroeléctrico do Alto Tâmega, em Portugal, com 1.200 mw de Potência
BOTICAS, 2009-01-26 10:39:41

A IBERDROLA apresentou na passada sexta-feira o projecto do Complexo Hidroeléctrico do Alto Tâmega, cujos quase 1.200 megawatts (MW) de potência instalada fazem deste um dos maiores projectos, com estas características, dos últimos 25 anos em toda a Europa.

O contrato de adjudicação foi confirmado na cerimónia realizada na cidade de Chaves, próxima da futura localização deste novo aproveitamento hidroeléctrico, com o qual se concluirá o desenvolvimento hidroeléctrico da Bacia do Douro. Nesta cerimónia participaram Ignacio Galán, Presidente da Iberdrola, e José Sócrates, Primeiro-ministro de Portugal.

O evento de apresentação deste projecto contou também com a presença dos ministros portugueses da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, assim como de diversas autoridades nacionais, regionais e locais portuguesas.

Por parte da IBERDROLA estiveram presentes, entre outros dirigentes, o Director de Operações, Ibéria e América Latina, José Luís San Pedro; o Director de Recursos Corporativos, Fernando Becker; o Director de Negócio Liberalizado Espanha e Portugal, Francisco Martínez Córcoles, e o Presidente da Companhia em Portugal, Joaquim Pina Moura.

No decurso da sua intervenção, Galán agradeceu às autoridades portuguesas “a confiança que depositaram na IBERDROLA” e destacou que “o que hoje se apresenta é um dos projectos hídricos mais importantes dos últimos 25 anos em Portugal; um dos últimos grandes aproveitamentos hidroeléctricos da Europa; um projecto de que, estou seguro, nos vamos sentir profundamente orgulhosos”.

Para a IBERDROLA, prosseguiu o Presidente, “representa um reforço dos nossos laços e do nosso compromisso com Portugal, um país ao qual nos sentimos especialmente unidos e no qual queremos ser motor de desenvolvimento, ajudando a fazer face às suas necessidades energéticas e, desta maneira, colaborando no seu desenvolvimento económico e social”. Prevê-se que o projecto gere 3.500 postos de trabalho directos e 10.000 indirectos.

Ignacio Galán assinalou que esta iniciativa “representa mais uma amostra da nossa aposta histórica nas energias limpas, assim como um importante contributo para o Mercado Ibérico da Electricidade” e que, para o seu desenvolvimento, “a IBERDROLA vai por à disposição deste projecto toda a sua experiência centenária na construção de grandes centrais hídricas”.

Depois de recordar que o Grupo já conta, actualmente, com cerca de 10.000 MW hídricos em todo o mundo, sublinhou que com o Complexo do Alto Tâmega “vamos continuar a impulsionar o ambiente e a sustentabilidade, evitando a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano”.

A IBERDROLA, cuja proposta de projecto industrial apresentada a concurso superou as entregues pelos outros operadores eléctricos da Península Ibérica, prevê destinar, entre os anos 2012 e 2018, cerca de 1.700 milhões de euros na construção de quatro novas barragens - Gouvães, Padroselos, Alto Tâmega e Daivões - que poderá explorar durante um período de 65 anos.

Estas novas centrais, as duas primeiras de bombagem (900 MW) e as outras duas de turbinação pura (234 MW), serão capazes de produzir cerca de 2.000 gigawatts hora (GWh) ao ano, valor que representa 3% do consumo eléctrico português e que será suficiente para responder ao consumo anual de aproximadamente um milhão de pessoas.

Com esta adjudicação, que ratifica o compromisso da IBERDROLA com as tecnologias mais limpas de produção de electricidade e que contribuem para a redução da dependência energética, a Companhia faz valer também a sua experiência e conhecimento mais que centenários em desenho, desenvolvimento e gestão de grandes aproveitamentos hidroeléctricos.

De igual modo, o posicionamento da Empresa em relação à construção do Complexo do Alto Tâmega adapta-se na perfeição às necessidades energéticas actuais e futuras do mercado ibérico da electricidade. Nesse sentido, é de destacar quer a sua rápida capacidade de resposta às horas de ponta da procura quer o seu contributo para o cumprimento dos objectivos ambientais fixados pela Europa para 2020.

Além disso, como a localização desta nova infra-estrutura ficará a escassa distância da Galiza - onde está previsto o reforço das interligações eléctricas entre Espanha e Portugal – e estará próxima dos aproveitamentos espanhóis do Douro e do Sil, a IBERDROLA espera assim optimizar os seus custos de exploração.

Feira Gastronómica Porco     Aventura no Barroso   Fernando Queiroga   GDB   Protecção Civil   ANMP   DHI   Casas do Conhecimento   Kung Fu Boticas   Visitas ao Concelho   Festival de Folclore   Centro de Artes   Volta a Portugal   B.V.B.   Presidente   Boticas Fashion   Rali   Litio   Hora do Planeta

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo