Dornelas e Alturas do Barroso preparam homenagem a São Sebastião
BOTICAS, 2018-01-18 16:06:23

No próximo sábado, dia 20 de janeiro, cumpre-se aquela que é uma das mais antigas tradições existentes no Município de Boticas, as festividades em Honra de São Sebastião, santo protetor contra a guerra, a fome e a peste.

Reza a lenda que os habitantes das aldeias de Vila Grande e Alturas do Barroso prometeram a São Sebastião, em troca da sua proteção divina, oferecer comida a todos aqueles que, no dia 20 do primeiro mês do ano, passassem pelas aldeias.

Para fazer cumprir a tradição, que já se realiza há mais de 200 anos, as duas localidades já preparam aquela que é a romaria mais importante realizada no Concelho de Boticas.

Em Vila Grande, freguesia de Dornelas, já se coze o pão para colocar sobre as mesas distribuídas pelas ruas da aldeia.

A carne, cerca de 500 quilos, também já está pronta para na manhã de sábado ser confeccionada ao lume, em potes de ferro, à semelhança do arroz.

Por sua vez, em Alturas do Barroso também já se prepara a homenagem ao santo mártir, com a oferta do pão, vinho e da tradicional feijoada às centenas de devotos de São Sebastião que nesse dia visitem a localidade.

Para a confeção da feijoada são necessários, além das carnes e enchidos, mais de 200 quilos de arroz e 300 quilos de feijão.

Os alimentos necessários para a preparação dos almoços comunitários são oferecidos pela população e/ou adquiridos com esmolas.

Como é habitual, antes do almoço, realizam-se as celebrações eucarísticas de homenagem e agradecimento ao santo e a bênção dos alimentos.

Desporto   Barragens Alto Tâmega   Igualdade   Património Agrícula Mundial   Semana da Leitura   Actividades de Verão   Festival de Folclore   Documentário   GDB   Confraria   Rali   S. Sebastião   CPCJ   Cartão Social   Atividades de Verão   Casas do Conhecimento   Autarquia   Educação   Verão em Festa 2023   Conselho Municipal de Segurança

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo