Gabinete Itinerante de Atendimento ao Munícipe é exemplo de sucesso
BOTICAS, 2009-04-28 16:58:06

Criado pela Câmara Municipal de Boticas em Abril de 2003, o Gabinete Itinerante de Atendimento ao Munícipe (GAM) é um verdadeiro exemplo de sucesso, tendo, sobretudo, em conta o número de atendimentos efectuados, de tal forma que este serviço, que inicialmente contava com apenas uma viatura, foi reforçado no início de 2007 com a entrada em funcionamento de uma outra viatura, o que possibilitou a deslocação a um maior número de povoações e permitiu, ao mesmo tempo, permanecer mais tempo em cada local, garantindo um atendimento ainda mais eficaz e personalizado.

No ano de 2008, as duas viaturas ao serviço do Gabinete Itinerante de Apoio ao Munícipe realizaram perto de 10.000 atendimentos, o que atesta bem da eficácia e demonstra a importância e a já dependência das populações em relação a este serviço.
Estes números levaram já a Autarquia a apostar no reforço do serviço, prevendo-se que ainda no primeiro semestre deste ano possa entrar em funcionamento mais uma viatura.

Recorde-se que o GAM percorre várias localidades do Concelho, de acordo com um roteiro e horários previamente definidos, e está vocacionado para dar resposta às necessidades das populações, sendo uma espécie de serviço descentralizado da administração local, que procura minimizar os aspectos burocráticos, evita a deslocação das pessoas até à sede de concelho para tratarem dos mais diferentes assuntos e procura levar os diferentes serviços até junto dos munícipes.

No GAM é possível tratar de assuntos referentes à Segurança Social, EDP, Telefones, todos os serviços da Autarquia, marcação de consultas para o Centro de Saúde de Boticas, pedido de receituário crónico, inscrição para os diferentes incentivos do âmbito das atribuições da Direcção Regional de Agricultura, entre outros. Ao mesmo tempo, este Gabinete está também vocacionado para o apoio aos emigrantes, nomeadamente no que diz respeito a questões de Segurança Social, contagem do tempo militar para efeitos de reforma, legalização de veículos, equivalências de habilitações literárias, etc.
Mas, as aptidões deste serviço não se esgotam por aqui, já que nele podem ser também efectuadas operações mais simples como o envio de um fax ou e-mail, pedido de ajuda para ler uma carta, ajuda no preenchimento de requerimentos ou formulários, consulta de legislação diversa, etc. Em suma, o Gabinete Itinerante de Atendimento ao Munícipe procura dar resposta a todas as solicitações dos cidadãos do Conselho e, caso as suas questões não consigam ser resolvidas, então estes receberão o devido esclarecimento e acompanhamento para os serviços adequados.

Uma ajuda preciosa num concelho com uma elevada percentagem de idosos e com grandes dificuldades de locomoção.

Gond-Pontouvre   BTT   Carnaval   CPCJ   Visita de Estudo a Lisboa   Kung Fu Boticas   Natal   Boticas Parque   Rali   Água   Conselho Municipal de Educação   Boticas Mexe   CIM do Alto Tâmega   B.V.B.   Aventura no Barroso   Volta a Portugal   Sapadores Florestais   Património Agrícola Mundial   Presidente   Casas do Conhecimento

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”