Vº Encontro do “Dia do Homem” na Granja
BOTICAS, 2009-04-28 10:57:59

Como já é sabido, e desde há cinco anos a esta parte o encontro é sempre no Santuário do Senhor do Monte, no último sábado de Abril, que, curiosamente, este ano coincidiu com o feriado do 25 de Abril.

Assim, todos os homens da Granja, naturais e residentes, juntam-se para celebrar uma comemoração muito especial. “A Festa do Dia do Homem da Granja”, assim se designou desde a primeira hora o evento, que embora se chame do homem, é o verdadeiro dia de descanso para as mulheres que nesse dia não precisam de se preocupar com eles, pelo menos até à hora da deita.

Nesta quinta edição o número de adeptos atingiu a bonita soma de 99.
O número não significa preciosismo, nem sequer é invenção, foram mesmo 99 os que ali permaneceram pelo dia fora, não obstante os ameaços de chuva.
Chuva que, por Deus querer e também porque todos mereciam acabar o dia sem se molharem, isto por fora, se é que me faço entender, acabou por não cair, proporcionando assim, um dia de espectacular convívio entre todos.

No primeiro ano, em 2005, juntaram-se 51, no segundo ano, em 2006, 63, no terceiro ano em 2007, 87 e no ano passado em 2008, atingiram o bonito número de 96.
O grupo vai crescendo e quem sabe se para o próximo ano, não se ultrapassa a barreira da centena, este ano esteve quase para acontecer.
E assim vai aumentando, anos após ano, o número de comparsas, todos eles grandes amantes da natureza, daí também a escolha do próprio sítio: o Senhor do Monte, nos limites da freguesia, ás portas de Valdegas e de Pinho, freguesia limítrofe.

Pois bem, é nesse local elevado e divino, de ares puros e de verde vegetação e refrescantes sombras que estes adeptos da verdadeira gastronomia barrosã se juntam religiosa e gastronomicamente todos os anos.

Este ano de 2009 serviu, para além da boa disposição e da alegria, para fazer desaparecer 80 Litros de cerveja, cerca de 5 litros de “tintol” por cabeça, pois cada um fez questão de se munir com a sua própria “máquina fotográfica”, 50 kg de Vitela Barrosã, deglutidos entre o pequeno almoço e o jantar, 20 kg de Feijão, 40 kg de Carne de porco para fazer a feijoada e cerca de 20 kg de Frango de Churrasco para os mais jovens mancebos, que não se dão tão bem com a potencia do ferro e do cálcio do feijão branco.

Todos estes voluntários se revelaram grandes amantes da música e por isso não faltaram as concertinas, as pandeiretas, as tábuas, os ferrinhos, os reco-reco e alguns bombos, pelos vistos já nem todos tocavam afinados, no final do dia.

Como falamos de verdadeiros amantes da palavra de honra à moda antiga, todos juraram repetir a façanha para o ano de 2010, dando descanso às senhoras e comemorando mais uma vez com três óptimas refeições.

Sim porque, estes pioneiros, não vão descansar, enquanto este grupo não ultrapassar a centena.

Curiosidades:
Neste agradável, convívio, era mais fácil encontrar as fichas de análise feitas ao “tintol” dos presentes, onde vinha descriminado o teor alcoólico e a percentagem de acidez, do que, porventura, alguns documentos pessoais dos mesmos.

Agradecimentos:
Todos os convivas agradecem ao Jorge da Flor, como é carinhosamente conhecido, pelo champanhe que a todos quis ofertar, uma vez que o seu pequeno rebento (Gabriel) era o elemento mais jovem deste convívio.

CIM do Alto Tâmega   Corrida de Abril   Freguesias   Boticas Fashion   Natalidade   Festas/Romarias   +Boticas   Boticas Parque (BNB)   Juventude   Conselho Municipal de Juventude   ANMP   Presidente   Volta a Portugal   Hora do Planeta   Festas / Romarias   Gond-Pontouvre   Património Agrícula Mundial   S. Sebastião   Dia do Idoso   Conselho Local de Ação Social

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”