3º Portugal Lés-a-Lés Off-Road partiu de Boticas
BOTICAS, 2017-09-21 17:31:31

A vila de Boticas acolheu a partida da 3ª edição do Portugal Lés-a-Lés Off-Road, que se realiza entre os dias 20 e 23 de setembro. O evento, que liga Boticas a Lagoa e que tem paragens em Belmonte e Arraiolos, é organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e conta com a participação de cerca de 300 motociclistas, entre os quais espanhóis.

O primeiro dia de prova decorreu esta quarta-feira, na Praça do Município, com a instalação do Paddock e a receção dos participantes, para as habituais verificações técnicas e atribuição de material da apoio.

À noite, o ponto de encontro aconteceu no Pavilhão Multiusos, local onde o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, deu as boas-vindas aos motociclistas e à organização da prova.

“É com enorme prazer que Boticas acolhe mais uma iniciativa do Portugal Lés-a-Lés. Apesar de estarem apenas de passagem pelo nosso concelho, quero que regressem cá, com mais tempo e na companhia das vossas famílias, para desfrutarem de tudo aquilo que Boticas tem para oferecer”, referiu o autarca.

A par da 3ª edição do Portugal Lés-a-Lés Off-Road, a FMP aproveitou a oportunidade, juntou o útil ao agradável e apresentou a campanha “Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés”, que tem como principal objetivo plantar em oito dos 30 concelhos por onde passa a prova, duas espécies autóctones de árvores, o que permite dar o primeiro passo para a reflorestação das regiões afetadas pelos incêndios florestais dos últimos anos.

A FMP pretende, assim, sensibilizar as populações locais para o benefício e para a importância da rápida reflorestação dos territórios afetados por este flagelo, dando nova vida às serras e vales de Portugal.

Boticas não foi exceção e foi agraciada com a atribuição de um exemplar de carvalho-negral e outro de castanheiro.

No próximo mês de novembro, o Município de Boticas irá receber centenas de exemplares destas duas espécies autóctones, que irão ser distribuídos pelas populações e plantados um pouco por todo o concelho.

“Felicito a Federação de Motociclismo de Portugal pela excelente iniciativa que pôs em marcha e agradeço o facto de Boticas ter sido contemplada com esta reflorestação. Este grande gesto vem, assim, amenizar um pouco da dor que sentimos de cada vez que olhamos para a nossa floresta e para a nossa paisagem”, destacou Fernando Queiroga.

A partida dos motociclistas, rumo ao sul do país, aconteceu na manhã desta quinta-feira, junto à entrada principal da Câmara Municipal.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial