Barragem do rio Beça venceu prémio Internacional “Small Hydro Award”
BOTICAS, 2009-10-12 15:20:13

A Central Hidroeléctrica de Canedo, cuja barragem se encontra localizada no rio Beça, entre as povoações de Vilar e Secerigo, no concelho de Boticas, foi distinguida com o prémio “Small Hydro Award” da prestigiada revista “International Water Power and Dam Construction”.

O prémio visou distinguir a Pequena Central Hidroeléctrica que melhor combinasse o desafio tecnológico com o respeito pelo ambiente e o benefício para a sociedade, construída nos últimos cinco anos.

Numa lista de 10 empreendimentos pré-seleccionados em todo o mundo, a Central Hidroeléctrica de Canedo foi o projecto mais votado pelos leitores da revista.

Este empreendimento, projectado pela empresa portuguesa Aqualogus é propriedade do Grupo RP-Global Portugal que levou mais de 10 anos para o poder concretizar face às dificuldades de licenciamento.

O aproveitamento é constituído por uma ponte açude no rio Beça, um circuito hidráulico com cerca de 5,5 km de extensão e uma central hidroeléctrica com uma potência instalada de 10 MW. A produção eléctrica da central corresponde ao consumo médio anual de 26 000 habitantes e à emissão evitada de 16 500 toneladas de CO2. Estende-se pelos concelhos de Boticas e Ribeira de Pena, municípios com quem foram efectuados acordos para vários benefícios locais, levando a um investimento total de cerca de 27 milhões de euros.

Juventude   B.V.B.   Festa de Boticas   São João   Natal do Idoso   CIM do Alto Tâmega   Desporto   Festas / Romarias   GDB   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Volta a Portugal   Boticas Fashion   Educação   Idosos   ANMP   Documentário   Dia Nacional dos Moinhos   Conselho Local de Ação Social   Conselho Municipal de Educação   Cartão Social

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024