Presidente da Câmara recebido pelo Ministro do Ambiente
BOTICAS, 2013-12-19 15:39:41

Presidente da Câmara recebido pelo Ministro do AmbientePresidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga e Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

Com a finalidade de obter informação sobre o ponto de situação relativo à  construção das barragens do Alto Tâmega, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, deslocou-se a Lisboa esta terça-feira, dia 17 de dezembro, para uma reunião com o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, sendo acompanhado por outros autarcas dos municípios do Alto Tâmega. As negociações do futuro empreendimento hidroeléctrico do Alto Tâmega (barragens do Tâmega, Daivões e Gouvães) estão paradas há quase três anos, depois de uma providência cautelar interposta pela Quercus. A construção deste complexo hidroelétrico foi concedida à empresa Iberdrola e representa um investimento de 1.700 milhões de euros, num empreendimento que deverá ter um total de 1.135 megawatts de potência e uma produção elétrica anual de 1.900 gigawatts/hora, equivalente ao consumo de um milhão de pessoas. Apesar dos recuos e avanços ao longo de todo este processo, a potência contratada mantem-se inalterada, até porque a Iberdrola já pagou ao Estado português um prémio de concessão no valor de 303 milhões de euros pela exploração do complexo hidroelétrico, faltando neste momento rever as contrapartidas deste projeto para os Municípios afetados, no qual Boticas se inclui. Já em 2011, Boticas e as restantes autarquias afetadas, propuseram um conjunto de medidas compensatórias à Iberdrola (no Plano de Ação Socioeconómico e Cultural), com o objetivo de salvaguardar os interesses da região. Uma das contrapartidas exigidas pela autarquia de Boticas é, sobretudo, uma maior comparticipação em projetos de desenvolvimento turístico.

No entanto se, por qualquer motivo, não se puder concretizar a construção das barragens, a empresa intermunicipal EHATB (Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso) poderá avançar com a proposta da construção de uma mini – hídrica na região.

Fórum Boticas   CPCJ   Freestyle   Festa de Boticas   Natalidade   Hora do Planeta   Boticas Parque   S. Sebastião   B.V.B.   Kung Fu Boticas   Protecção Civil   Canil Municipal   Defesa da Floresta   DHI   Atividades de Verão   Sessões Informativas   Conselho Municipal de Juventude   Rampa de Boticas   Património Agrícola Mundial   Conselho Municipal de Segurança

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo