Investir em Boticas


 
1. Qual a visão de futuro que tem para o desenvolvimento do seu município?
Inserido numa região onde os recursos endógenos são inúmeros, o Município de Boticas assenta a sua estratégia de desenvolvimento em três pilares fundamentais. O turismo encontra aqui condições excepcionais para ser potenciado, tanto ao nível do património natural como do cultural e construído, nas vertentes do turismo de saúde, turismo de natureza, turismo gastronómico, turismo cinegético, turismo de aventura e na área emergente de turismo de negócios. Por outro lado, o município pode ainda tirar partido das potencialidades do seu território através do aproveitamento dos recursos naturais existentes, nomeadamente no que diz respeito aos recursos geológicos (águas e massas minerais) e às fontes de energias renováveis (hídrica e eólica). Paralelamente, estamos a apostar num desenvolvimento equilibrado do tecido empresarial, tendo já construído dois parques empresariais, incentivando e apoiando a criação de micro-empresas relacionadas com actividades artesanais, ao mesmo tempo que se desenvolve uma política pro-activa na atracção e captação de investimentos nesta área.
 
2. Porque considera que o seu município pode ser atractivo como localização de empresas?
As serranias que cercam e dominam a região impuseram-lhe, em tempos, alguns condicionalismos, hoje completamente ultrapassados. O concelho dispõe actualmente de um conjunto de acessibilidades que o aproximam do resto do país (A7 e A24) e da Europa, através da vizinha Espanha, nomeadamente, Autopista das Rias Baixas (A52), favorecendo as trocas comerciais e o intercâmbio cultural. Boticas encontra-se, por rede viária, sensivelmente à mesma distância (3 horas) de Madrid e de Lisboa e perto de grandes cidades espanholas como Orense, Vigo ou Santiago de Compostela e portuguesas como Vila Real, Braga, Viseu ou Porto. Em termos de transporte aéreo e marítimo, encontra-se igualmente bem posicionada, estando a cerca de 1 hora do Porto Marítimo de Leixões e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.
Ao mesmo tempo, existe no concelho de Boticas e nos concelhos envolventes a mão-de-obra necessária, que está a ser cada vez mais qualificada e, por isso, capaz de dar resposta a todas as necessidades das empresas.
É também de realçar a disponibilidade no concelho de terrenos com áreas significativas para a instalação das empresas, a preços perfeitamente concorrenciais.
 
3. Pensa que o município tem vocação e está em posição de receber Investimento Directo Estrangeiro?
Sem qualquer dúvida, Boticas encontra-se claramente numa posição privilegiada no que toca a possibilidade de receber investimento estrangeiro. As excelentes acessibilidades anteriormente referidas, aliadas à disponibilidade de mão-de-obra na região e à existência de dois parques empresariais completamente infra-estruturados, constituem factores fundamentais para a competitividade e o sucesso das empresas que aqui se pretendam instalar. O Parque Empresarial de Boticas e a Zona Empresarial do Padrão são duas infra-estruturas dotadas de todas as condições necessárias à instalação de qualquer tipo de actividade, nomeadamente, abastecimento de água, drenagem de águas residuais, recolha de resíduos sólidos e potência eléctrica suficiente para cobrir qualquer necessidade, havendo por isso inúmeras vantagens ambientais na escolha destas áreas para a localização de empresas.
A facilidade com que podem fluir os produtos e serviços para o estrangeiro (nomeadamente para Espanha e toda a Europa) é sem dúvida, um factor que joga a favor do Concelho de Boticas.
Saliento ainda a excelente qualidade de vida que o município proporciona aos residentes. A envolvência da paisagem, a qualidade e diversidade dos equipamentos de utilização colectiva são também atractivos à fixação de pessoas, o que pode, ao mesmo tempo, funcionar igualmente como atractivo para a fixação de empresas.
 
4. E relativamente a investidores nacionais?
Aplica-se aos investidores nacionais o mesmo que aos estrangeiros. Acreditamos que temos reunidas todas as condições para poder proporcionar aos novos investidores oportunidades de negócio com uma probabilidade de sucesso muito elevada. Aliás, temos no concelho de Boticas alguns exemplos que atestam isso mesmo. Refiro a título de exemplo as instalações da Royal Lankhorst Euronete, sedeada em Boticas há cerca de sete anos e que é um caso verdadeiro de sucesso. Começou a laborar com um número reduzido de funcionários, mas rapidamente aumentou a produção e com isso, o número de trabalhadores, tendo actualmente a laborar nas suas instalações cerca de 200 trabalhadores e havendo a perspectiva de, a curto prazo, aumentar ainda mais esse número.
São casos de sucesso como este que nos levam a acreditar que o concelho de Boticas tem todas as condições para garantir aos investidores o sucesso que eles procuram para a sua actividade.
 
5. Dispõe de algum serviço ou pessoa com a missão de acompanhar potenciais investidores que considerem a localização das suas unidades produtivas no município?
A autarquia está sensibilizada para prestar aos investidores todo o apoio que necessitem. Há, nesta questão, um envolvimento directo do Presidente da Câmara, que acompanha pessoalmente todos os processos de investimento. E, nos casos em que se entenda útil, a Autarquia disponibiliza os seus técnicos para poderem prestar uma ajuda mais directa, procurando responder aos anseios dos potenciais investidores.
 
6. Quais os incentivos específicos que oferece aos investidores que se instalem no município?
Há vários tipos de incentivos que a Câmara de Boticas pode oferecer aos investidores, dependendo de cada caso e das necessidades desses investidores. Esses incentivos podem passar pela venda de lotes a preço acessíveis, pela isenção do pagamento de taxas de licenciamento ou pelo apoio técnico nas várias vertentes, entre outros.
 
7. Qual a disponibilidade de mão-de-obra na região?
O concelho de Boticas e os outros concelhos vizinhos dispõem de mão-de-obra tanto em termos de quantidade, como em termos de qualidade. É na sua maioria, uma mão-de-obra jovem com formação profissional em diversas áreas. Actualmente existe em Boticas um pólo da Escola Profissional de Chaves que dá formação nas áreas de Contabilidade, Informática, Recepção e Atendimento, Turismo Rural e Ambiental. A oferta formativa será reforçada, num futuro próximo, com a entrada em funcionamento da TECHSCHOLL - Escola de Tecnologia e Gestão Industrial do Tâmega, a instalar em Boticas e que resulta de uma parceria entre Instituições Universitárias e Privadas.
 
8. De que forma está o município a ser promovido no sentido de atrair investimento?
A promoção do Concelho de Boticas está a ser feita sobretudo no sentido de dar a conhecer as suas potencialidades naturais e os seus recursos. É uma promoção que passa fundamentalmente pela realização de eventos e feiras temáticas que visam, essencialmente, dar a conhecer e potenciar a procura de alguns dos produtos mais típicos e genuínos do nosso concelho, a sua gastronomia, o seu artesanato e a sua cultura. São caso disso a Feira Gastronómica do Porco, realizada anualmente no final do mês de Janeiro, a Feira do Mel de Barroso e da Carne Barrosã, a Agro-Barroso, a Feira dos Produtos de Montanha, entre muitos outros. São certames que permitem, simultaneamente, divulgar as nossas potencialidades naturais e turísticas e atraem milhares de visitantes.
Outra das apostas do município passa também pela divulgação dos Parques Empresariais através dos mais diversos suportes, como a Internet, panfletos e outros géneros de brochuras. Na sequência desta estratégia de divulgação, o Município tem também estabelecido parcerias com diferentes associações de desenvolvimento económico, não só a nível regional e nacional, mas também procurando a integração em projectos e iniciativas desenvolvidas a nível europeu, o que dá a Boticas uma outra visibilidade e alarga o nosso horizonte de actuação.
É tão importante dar a conhecer as potencialidades naturais como as infra-estruturas e tudo o que temos para oferecer no concelho de Boticas.
 
9. Estando o município integrado na Associação de Municípios do Alto Tâmega, existe uma perspectiva intermunicipal de investimento? E quais as vantagens que daí advêm para o investidor?
Não faz qualquer sentido trabalhar de uma forma isolada, até porque todo e qualquer investimento a realizar no nosso concelho vai automaticamente beneficiar toda a região e é claro que “o sucesso dos nossos vizinhos é também o nosso sucesso”. É por isso que, no âmbito da Associação de Municípios do Alto Tâmega, temos procurado implementar estratégias consertadas, que permitam não só desenvolver e captar investimento para este ou aquele concelho, mas para toda a região.
Os Municípios do Alto Tâmega têm trabalhado sempre de uma forma conjunta e, fruto disso, temos já em funcionamento, com notável sucesso, vários sistemas e empresas intermunicipais. É por exemplo, o caso dos Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), uma empresa com participação dos seis municípios do Alto Tâmega, onde os resultados obtidos têm sido muito positivos e encorajadores.
Procuramos, acima de tudo, pensar local, mas agir a uma escala global (neste caso, Supramunicipal).
Esta conjugação de sinergias entre os Municípios do Alto Tâmega só traz vantagens para os potenciais investidores, desde logo por encontrarem um espaço de acção de maior escala onde se segue uma politica comum, no que ao desenvolvimento diz respeito.
 
10. Há alguma mensagem especial que gostaria de enviar aos potenciais investidores?
Gostaria de voltar a sublinhar que no concelho de Boticas temos reunidas todas as condições necessárias para a fixação de investimento, deixando também a garantia de um acompanhamento muito próximo de todos os projectos e da necessária ajuda técnica que se imponha.
Boticas é terra de gente afável no trato, que sabe receber e que se empenha a fundo na defesa dos seus direitos e dos seus ideais. É gente disposta a dar muito antes de receber, gente que ama a sua terra, gosta de aqui viver e que se empenha a fundo no seu desenvolvimento.
Há muito que adoptámos o lema “Boticas – A Sedução da Montanha”. E é esse o desafio que aqui deixamos. Venha a Boticas. Conheça Boticas. Deixe-se seduzir pelo nosso concelho. Aqui só pode ter sucesso.