Tipos de moinhos


Tipos de moinhos

No concelho de Boticas existe um número considerável de moinhos de água, que se eleva a cerca de 240. Subdividem-se nos dois tipos clássicos, distinguidos pela posição da roda motriz, azenhas de roda vertical de propulsão superior e rodízios ou moinhos de roda horizontal, embora as azenhas sejam numericamente pouco significativas neste conjunto.

Nos moinhos de rodízio, a admissão pode ser realizada de duas formas, que obedecem a princípios físicos distintos. A água é admitida por um cubo sem pressão constituído por uma caleira de pedra ou de madeira inclinada, ou então é admitida por um cubo com pressão formado por um tubo estanque constituído por aduelas de pedra.

Neste tipo de sistemas de admissão de água o cubo pode adaptar-se facilmente ao declive do terreno em que é construído o moinho, podendo ser inclinado, acompanhando o declive da encosta (moinho de tubo), ou perfeitamente vertical, constituindo um tipo de moinho internacionalmente conhecido como moinho de Arubah, de que subsiste um raro exemplar na aldeia de Atilhó, na freguesia de Alturas do Barroso.

Os moinhos funcionavam em geral apenas nos períodos de abundância de água. No período estival toda a água era utilizada para o regadio pelo que não era possível dispor dela para a moagem. Excepcionalmente existem azenhas e moinhos de rodízio (nomeadamente em Sapiãos) que eram explorados comercialmente pelos seus proprietários, que retinham uma parte do grão, levado por particulares para farinação, como pagamento (a maquia).