Construção e organização interna dos moinhos


Construção e organização interna dos moinhos

Os moinhos são todos construídos com recurso à pedra local (granito) podendo esta ser aparelhada ou não. Quando era usada pedra aparelhada, esta poderia ser usada apenas nos cunhais ou poderia ser utilizada em toda a construção, dando assim origem, nos casos em que o seu talhe era muito cuidadoso e regular, ao perpianho.

Era utilizada sempre argamassa de ligação entre as pedras, fossem aparelhadas ou não. Tradicionalmente a cobertura era colmada e o tecto interior era forrado por um tabuado de madeira (normalmente de carvalho). Os moinhos têm uma planta rectangular e o casal de mós está normalmente posicionado junto do lado menor.

A porta de acesso está situada no extremo oposto. A mó inferior, o pouso, está normalmente ligada à construção, embora seja amovível, e está envolvida pelos cambeiros, que se destinam a impedir que a farinha saia por toda a periferia da mó excepto pela abertura existente para o efeito nos cambeiros. Os cambeiros são normalmente constituídos por lajes de pedra, embora existam exemplos em que são constituídos por um tabuado de madeira.

O mecanismo de alimentação, a tremonha, está suspenso sobre o mecanismo de moagem de forma a proceder à sua alimentação automática por acção da gravidade, regulada pela vibração produzida pelo funcionamento da mó superior (andadeira) e transmitida através de um braço de madeira designado por cadelo.

A tremonha está suportada por vigas de madeira apoiadas nas paredes, num extremo, e na própria estrutura dos cambeiros de pedra, no outro extremo.